Pagamento de indenizações do Dpvat cresceu 60% em 2013 no Piauí

Maior parte das indenizações foram pagas para motociclistas do estado.
Benefícios são pagos principalmente a jovens com idade entre 18 e 34 anos.




No Piauí houve um aumento em gastos com indenizações do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) que cobre os danos às vítimas automobilísticos e qualquer pessoa envolvida no acidente pode requerer o benefício.

O consultor de vendas Willian Guimarães, sofreu um acidente em setembro do ano passado, Sem dinheiro para pagar as despesas médicas ele deu entrada no seguro DPVAT e recebeu R$ 1.600 para cobrir os gastos. “Desse dinheiro tive que pagar consultas médicas, fiz 40 seções de fisioterapia, que praticamente gastei o dinheiro que recebi”, disse.

Tanto a vítima quanto quem provocou o acidente tem direito a receber o DPVAT, o seguro também pode ser sacado em casos de mortes ou de invalidez permanente com valor que pode chegar até R$ 13.500.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados do país, as indenizações pagas no estado entre os meses de janeiro e março deste ano já baterem todos os recordes n o estado. Foram quase 20 milhões, um aumento de 60% com relação ao mesmo período do ano passado.

A maioria das pessoas acidentadas estava em motocicletas. Um dado que preocupa as autoridades é que mais da metade dos envolvidos em acidentes tinham entre 18 e 24 anos, pessoas que estão em idade economicamente ativa.

Para o major Adriano Lucena, da Companhia Independente de Transito (CipTran), os jovens precisam fazer reciclagem para evitar acidentes. “Essas pessoas tem que adquirir um conhecimento de pilotagem de forma educativa, para que ele entenda que as regras estão aí não para gerar multas, mas para gerar segurança a todos”, argumentou.

Para quem se envolveu em acidente os documentos para sacar o seguro varia, mas sempre são exigidos Boletins de Ocorrências, RG, CPF, dos documentos do veículo e comprovante de residência, todos autenticados.

Juvenal Vilanova, presidente do Sindicato dos Corretores do Piauí diz que é fácil dar entrada no pedido de pagamento do seguro. “Não tem complicação, o sindicato faz atendimento as vítimas sem cobrar pelo serviço começando pela orientação”, revelou.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário