"Sem pessoal nada podemos fazer" - diz diretor geral do Detran sobre denúncias contra o órgão


Alegando falta de pessoal e assegurando que os serviços à sociedade só melhorarão a partir da realização de concurso público, o Diretor Geral do Detran, José Antônio Vasconcelos, esteve na manhã de hoje na Câmara Municipal participando de audiência pública, proposta pelo vereador Reinaldo Filho, da qual participaram ainda o representante do Ministério Público, promotor Antenor Filgueiras; o diretor da 1ª Ciretran, João Batista Oliveira; o secretário municipal de transporte e trânsito, Heleno Maia; o chefe do Procon Municipal, Advogado Miguel Bezerra Neto; o secretário do trabalho  e direitos do consumidor, Romualdo Araújo, representantes da OAB-Parnaíba, de auto-escolas, além dos vereadores, à frente a presidente da Câmara, vereadora  Neta Castelo Branco.
Na ocasião foram expostas ao diretor Vasconcelos várias dificuldades enfrentadas diariamente por usuários dos serviços do Detran local, como: demora para o atendimento em filas; demora para o recebimento de documentos; recebimento de propinas por servidores; funcionários desempenhando o papel de despachantes, sem se falar no fato de servidores trabalhem sem o que os identifique, “sequer um crachá”, como foi denunciado e que causou espanto ao diretor Vasconcelos que disse desconhecer a situação."Em todos os municípios os funcionários usam crachá", disse.



O chefe do Procon Municipal, Miguel Bezerra, lembrou que dia 16 de maio foi feita um fiscalização no órgão e, após o registro de várias irregularidades, foi lavrado um auto de constatação e dado 30 dias para os serviços se normalizarem. “Ontem mandamos uma pessoa lá observar como andavam as coisas e nenhum melhoramento havia sido feito”, destacou.
Embora dizendo que está organizando o Detran, o qual assumiu em 2011, repetidamente o diretor geral Vasconcelos afirmou que tudo empaca na falta de funcionários. “ O Detran não tem pessoal.O quadro é um dos mais esquisitos do mundo. Um funcionário tem duzentas funções”, comentou, defendendo a realização de concurso público e a implantação de um plano de cargos e salários. Segundo ele, é preciso também melhorar salários."Se dobrassem o salário dos servidores não abalaria as finanças do Detran que estão equilibradas", afirmou.
“Vamos continuar batendo na mesma tecla para que os serviços melhorem, porque estão deixando muito a desejar”, disse o vereador Reinaldo Filho, que propôs a audiência.



Encerrando, a vereador Neta Castelo Branco agradeceu a presença de todos, especialmente do diretor Vasconcelos, “mas infelizmente não dá para ter esperanças de que as coisas melhorem, porque mesmo sabendo de todos esses problemas o senhor não nos mostra uma saída”, destacou.
Vasconcelos pediu o apoio de todos para buscarem interferir junto ao governo para que pelo menos o concurso público aconteça, porque “o Detran é o único órgão do Estado onde nunca houve concurso”.

Fonte: blog do b.silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário