Alunos da rede pública do Piauí participam de seletiva para o Bolshoi

Coordenadora do Bolshoi diz que estado é um celeiro de talentos.
Cerca de 300 alunos disputaram vagas para estudar na escola em SC.




A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está no Piauí para selecionar cinco jovens para fazer parte de um dos maiores grupos de balé do mundo.  De acordo com a coordenadora do Programa Mais Educação, Sylvya Suzane, cerca de 300 alunos da rede estadual de ensino foram escolhidos para participar da seleção com representantes do Bolshoi, realizada nesta terça-feira (7) no Instituto de Educação Antonino Freire, em Teresina.



Segundo Sylvya Suzane, os alunos selecionados devem morar na cidade de Joinville, em Santa Catarina, onde funciona a sede do projeto. “Os selecionados ganham uma bolsa de estudos com curso técnico-profissionalizante da Escola Bolshoi. Além de ensino gratuito, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica. Para isso, devem apresentar bom rendimento na escola e também no ensino fundamental e médio, durante os anos em que estiverem participando do projeto”, informou Suzane.

De acordo com a coordenadora, já existem nove bailarinos piauienses formados pelo Bolshoi, através desta mesma iniciativa. “No ano de 2004, realizamos a primeira seletiva e levamos à Santa Catarina nove jovens piauienses que se formaram na escola. Dois dos alunos ficaram no próprio Bolshoi, alguns estão em companhia de danças no Canadá, Estados Unidos, Rio de Janeiro e outros constituíram escolas em Teresina”, afirma Sylvia Suzane.


A coordenadora do Bolshoi, Silvana Albuquerque, ressalta a importância da parceria entre o grupo e o poder público que, para ela, tem proporcionado a formação profissional de vários bailarinos no país. “O Piauí é um celeiro de talentos, por isso a importância desta seletiva no estado, que já tem vários bailarinos profissionais se destacando no cenário mundial”, disse.

Silvana Albuquerque explica que para participar da seleção, o aluno deve ter entre 9 e 11 anos de idade, porque os selecionados vão integrar a primeira turma da escola. “São cerca de 300 alunos de 100 cidades brasileiras que iniciam com esta idade. Para esta seleção procuramos alunos com um biótipo que se adeque a metodologia do Bolshoi. No geral, avaliamos se o candidato tem pernas e braços longos, se é forte, se possui boa coordenação motora ou se possui flexibilidade nos membros”, informou Silvana. 




O estudante Emanuel Oliveira Lima, de 11 anos, diz que pela primeira vez participa de um teste de dança. “Fui um dos pré-selecionados para a final, espero ser convocado para integrar a equipe. Apesar de não fazer parte de nenhum grupo, adoro dançar e quero ser um dançarino clássico”, disse Emanuel.

A professora de Emanuel, Maria do Carmo, contou que está feliz ao ver o seu aluno do 6º ano do ensino fundamental, a ter um importante resultado na primeira fase da seleção. “Estou muito contente e espero que ele consiga passar pela fase final e estudar fora. Será um grande orgulho ver meu aluno em uma das melhores escolas de dança do mundo”, disse a professora.



Para Ane Karoline de Sousa, de 9 anos, esta é a oportunidade de realizar um grande sonho. “Sempre quis ser uma grande dançarina. Pela primeira vez participo de uma seleção e espero ser chamada e no futuro dançar nos grandes grupos, como vejo na TV”, diz Ane Karoline. 

As seleções acontecem somente nesta terça-feira (7) e todos os candidatos pré-selecionados passarão para etapa final, onde serão escolhidas cinco crianças que receberão uma bolsa de estudos para viajar e morar e Santa Catarina.


Fonte: G1




Nenhum comentário:

Postar um comentário