Médica nutróloga dá dicas para evitar cansaço excessivo e mal-estar, seja para quem vai pular ou desfilar

“Pratos coloridos são ótimas opções. Geralmente, são saudáveis e completos em vitaminas e minerais. Com relação aos carboidratos, as pessoas devem optar por carboidratos complexos, como pães, torradas, biscoitos, arroz e macarrões integrais – pois possuem baixo índice glicêmico, fornecendo energia para a folia sem alterações na glicemia e no peso”, afirma Eline.
Leia mais notícias no Vida Saudável
A médica nutróloga lembra ainda que não se pode esquecer das proteínas. “O melhor é preferir carnes magras e consumir bastante peixes, privilegiando assim a ingestão de proteína animal com baixo teor de gordura saturada. Além disso, peixes também são fonte de ômega 3, que ajuda a melhorar a imunidade”.
Bebidas como água, água de coco, chás gelados e sucos de frutas são importantes para evitar a desidratação e também servem como oferta de minerais e vitaminas. Sucos com frutas e vegetais como cenoura, beterraba e couve são boas opções. “Vale abusar das frutas cítricas, como limão, abacaxi, laranja e acerola por serem ricas em vitamina C, que aumenta a energia para a folia”, sugere.
Outras dicas interessantes da médica nutróloga incluem fracionar as refeições, ou seja, comer a cada 3 horas, o que auxilia a evitar os excessos na refeição seguinte, e a prática de atividades físicas antes da “farra”, o que ajuda a melhorar o condicionamento físico e evitar o cansaço excessivo após a folia.
Para quem desfila
De acordo com Eline, os foliões que desfilarão nas avenidas com escolas de samba devem ter alguns cuidados a mais e preferir alimentos energéticos e ricos em proteínas antes do desfile:
Opção 1 – Pão integral com queijo branco e presunto de peru; salada; suco de fruta; castanha do pará e frutas secas, como banana ou damasco;
Opção 2 – Peixe ou frango grelhado com salada e legumes; arroz integral ou macarrão integral com molho de tomate; suco de fruta + castanha-do-pará e frutas secas;
Opção 3 – sopa de legumes com carne magra e torradas integrais.
Sem esquecer, é claro, da hidratação antes e durante o desfile.
O que evitar
Por outro lado, a especialista alerta que há alguns alimentos e bebidas que devem ser deixados fora do cardápio no carnaval. Alimentos gordurosos devem ser evitados, porque retardam o esvaziamento gástrico e ocasionam refluxo gastroesofágico (refluxo de conteúdo alimentar presente no estômago para o esôfago) e até diarreia. Feijão, grão-de-bico, brócolis e couve-flor também devem ser deixados de lado, pois estimulam a formação de gases. “Com relação às bebidas, são as alcoólicas que mais preocupam, já que colaboram com a desidratação do corpo e os efeitos pós-folia podem ser indesejados se o consumo for em excesso”, completa.
fonte:gazetaonlaine
Nenhum comentário:
Postar um comentário